quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Curitiba testa energia solar na iluminação do Parque Barigüi


A Prefeitura de Curitiba está testando o uso de energia solar na iluminação pública do Parque Barigüi. A Secretaria Municipal de Obras Públicas instalou no parque seis postes com sistema fotovoltaico, que capta a energia do sol durante o dia e a converte em energia elétrica para ser usada à noite.


A escolha pelo parque Barigüi para esta fase de teste, é devido o parque ser um ícone da cidade e pela relação do parque com o meio ambiente. Os postes foram instalados perto do restaurante do parque e devem permanecer em teste até a primeira semana de outubro.

Nesse período, a Prefeitura irá avaliar o custo/benefício do sistema em relação à eletricidade convencional. Será feito um cálculo do gasto atual com o consumo de energia convencional com o custo de investimento em energia solar. Se os resultados forem positivos, a ideia é substituir os 102 postes de iluminação da pista de caminhada do Barigüi por energia solar.

Os postes solares têm seis metros de altura. As baterias ficam no topo do postes, perto da lâmpada. Cada poste é uma unidade independente, o que dispensa um sistema de cabos elétricos entre eles. Não é preciso sol intenso para a captação de energia, que já ocorre com a claridade natural.

Ainda, não precisa escavar e enterrar cabos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Nenhum comentário: