sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A visita do Urutau

Dia desses, no pátio da empresa onde eu trabalho, recebemos uma visita inusitada. Tratava-se de um "urutau". O urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno vôo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros. É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. Alcança até 37cm, fora a cauda. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano. Eles também são chamados de mãe-da-lua. Estranhamente, o personagem da foto amanheceu pousado sobre a placa de concreto na entrada de nosso prédio e ali permaneceu até o meio da tarde. Durante esse tempo todo, permaneceu imóvel, certo que o estávamos confundindo com um tronco de madeira. Lá pelas quinze horas, o nosso ilustre visitante resolveu bater asas e desapareceu em meio ao bosque existente no terreno da empresa. Especialistas nos disseram que fatos como esse, é algo um tanto raro, principalmente pelo fato do local escolhido pelo nosso personagem ser muito próximo de um grande número de pessoas. Assim sendo, que ele volte mais vezes. Certamente, será muito bem recebido.


Fonte: Wikipédia
Foto: Jefferson Dieckmann

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Jefferson! Visitas inesperadas... isso é tudo de bom!!!rs

Abraços

Almerinda

Patrícia Castro disse...

Bom, se ele normalmente prefere ambientes com os quais possa se camuflar, talvez ele esteja com problemas de visão, hehehe! Brincadeirinha, é porque ali, onde estava, era um lugar bem colorido, camuflado é que ele não ficou mesmo. Um grande abraço.

Helena Chiarello disse...

Disse lá no recanto e repito aqui.. Uma visita assim faz o dia ficar ainda mais especial, com certeza! Gostei da postagem e adorei a imagem!
Beijos!

Lauro Dieckmann disse...

por "comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros", os 'politicamente corretos' e os 'ecochatos' podem achar que os urutau cometem crime ambiental. hehehe