sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A queda do muro...



Estamos vivendo o momento em que comemoramos os vinte anos da queda do muro de Berlim. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, ferimentos em 112 outras, além de deixar milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
O Muro de Berlim começou a ser derrubado no dia 9 de Novembro de 1989, sendo o ato inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Federal da Alemanha, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. Embora não representem diretamente o muro, penso que as correntes trazem parte do significado do que ele causou para a vidas das pessoas ao tolhar a sua liberdade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei Jeff, parabens colocaste os pingos nos iis direitinho. Vamos la, estou contigo na campanha para resgatar a beleza da nossa Igreja la em Sao Lourenco do Sul. bjs