segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O 20 de setembro e o sobrado...


Salve o 20 de Setembro! Hoje, o Rio Grande do Sul comemora a data máxima do Estado! É a homenagem do povo gaúcho à Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha que aconteceu no Estado entre 1835 e 1845. A minha cidade, São Lourenço do Sul, está ligada à história da Revolução Farroupilha. Na localidade chamada Boqueirão aconteceu uma importante batalha entre os farrapos e as forças monarquistas, com a vitória das tropas farrapas de Manoel Lucas de Oliveira sobre o exército monarquista de Francisco Pedro de Abreu. Um ponto importante da cidade, ligado à revolução, é a Fazenda do Sobrado, que está situada a 1 km do centro, às margens da Lagoa dos Patos.


O sobrado foi construído no final do século XVIII, por José da Costa Santos, casado com Donana, Dona Anna Joaquina Gonçalves dos Santos, irmã de Bento Gonçalves.


No período da Revolução Farroupilha, o Sobrado serviu de quartel general para Bento Gonçalves e seus comandados e foi com o apoio logístico do Sobrado que Garibaldi construiu seus navios para atacar Laguna em Santa Catarina . Era no Sobrado que se reunia o alto comando da deliberação sobre os rumos da guerra na região do litoral sul.


Na Revolução Farroupilha todo o Governo de Pelotas ficou acéfalo. Os ricos, monarquistas, fugiram todos para Rio Grande. Então, toda a região sul do Estado ficou centralizada em Boqueirão, e o chefe deste governo, Chefe Farroupilha, foi Inácio José de Oliveira Guimarães que deu todo apoio logístico aos Farrapos através dos escravos, fornecendo cavalos e gado, inclusive com a construção de barcaças, com auxílio da Fazenda do Sobrado.


O nome atual do município de São Lourenço do Sul tem origem na Fazenda São Lourenço, também conhecida desde aquela época como Estância do Sobrado, que foi diversas vezes requisitada, não só no período de Revolução Farroupilha, como também na Guerra do Paraguai. Na Revolução Farroupilha, muitas vezes, Bento Gonçalves veio ao Sobrado para acertar contatos políticos.


Desde o final do século XVIII, a Estância era conhecida dos navegantes da Lagoa, pois o Sobrado servia de farol com um lampião que Donana conservava todas as noites em uma janela bem do alto, pois de Pelotas a Porto Alegre não existia nenhuma construção daquele porte à margem da Lagoa dos Patos. Enfim, essa é mais uma página da história de lutas e heroísmo do Sul do Brasil.



Imagem: http://www.museujuliodecastilhos.rs.gov.br/

Fontes: http://www.portalcostadoce.com.br/site/fazendasobrado.asp

               http://www.saolourencodosul.rs.gov.br/

              
Curiosidade: O 2º Encontro da Família Dieckmann, realizado em janeiro de 2010, aconteceu na Fazenda do Sobrado.





A família reunida...




8 comentários:

Patrícia Castro disse...

Que maravilha de sobrado! Caprichosamente preservado. E tua pesquisa também, parabéns! É importante tentarmos entender o que houve e como as coisas aconteceram, são a nossa história. Grande abraço meu amigo.

Sandra disse...

Uma homenagem... uma retrospectiva...um belo trabalho!
Aquele sobrado com toda sua história me fez reportar à um encontro de família. Nada como boas lembranças.

lilu disse...

Parabéns, Jefferson! Um belo trabalho! Uma bela homenagem aos pagos gaúchos na data máxima do Rio Grande do Sul! Bravos! Abraços, Lígia

Lu Genovez disse...

Nem tem o que dizer. A síntese está perfeita, já sentei à sombra desse Sobrado, AMO o Rio Grande do Sul!!!!! Isso aqui é ARTE! Beijo grande!

Lu Genovez disse...

Ah, que beleza essa foto. Como disse a menina ali, "nada como boas lembranças".... Beijoo

Lauro Dieckmann disse...

é por aí, jeff. parabéns!

Carlito Luz disse...

Esse seu blog é dos mais interessantes que tenho visto. Bem que ouvi falar dele hoje. E o Sobrado, orgulho de nós gaúchos. Parabéns, conterrâneo. Aos poucos vou me achando. Boa noite

Raphaella Ânanda Sâmsara Maia Augusto de Souza Faria disse...

Belíssima foto! Toda a Família reunida. Gostaria de ver mais fotos da reunião, pois faço parte de um dos ramos da familia, e como moro no rio de janeiro, não posso estar presente nas reuniões... Abraços