segunda-feira, 30 de maio de 2011

Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência em Pelotas - RS

Vista externa da capela

O hospital...

Um nome de respeito...

A capela do hospital em reforma...

Imagem da Sagrada Família na capela...

Placa de bronze em homenagem ao centenário do hospital em 1957...


Esta é uma homenagem a um dos mais tradicionais hospitais da região Sul do Brasil!

Um pouco da história

O Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência foi inaugurado em 16 de Setembro de 1857, por Francisco José Ribeiro, naquela época vice-cônsul português. Foi filial da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre, até ser desligada desta em 1858. No dia 14 de Julho de 1861 foi inaugurado o novo hospital, compreendendo também uma capela provisória, para a qual foi nesse dia translada a imagem de São Pedro, e suas alfaias e paramentos, vindos de Portugal. Possui a Beneficência, em seu confortável edifício, vasto número de quartos para associados e particulares, farmácia, bloco cirúrgico, corpo médico, dentre outros.


Texto: Google
Fotos 1 e 2: Google
Demais fotos: Jefferson Dieckmann

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu e o meu pai,estamos a ver esta última postagem do Blog,que está muito interessante e nos orgulha muito mais uma vez,sabermos,que os portugueses tanto semearam,por esse mundo fora,neste caso concreto,no país irmão,Brasil.
As fotos estão lindas e o edifício neoclássico,lindo é...
Parabens,caro Jefferson!
Abraços nossos!
Alga

Lauro Dieckmann disse...

Neoclássico? Está mais para tinturas de barroco (a capela) e de manoelino no corpo principal. Ou então eu não aprendi nada nas aulas de Cultura Artística na Famecos.