segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Aniversário bissexto...



Acho que a culpa é dos cientistas, se é que temos que culpar alguém. Graças a uma estratégia matemática para dar uma finalidade para as 5 horas, 48 minutos e 47,5 segundos que sobram a cada ano solar, foi criado o ano bissexto. Com isso, o mês de fevereiro ganha um dia a mais a cada 4 anos. Nasceu assim, o dia 29 de fevereiro. Dessa forma, criou-se também um problema para quem nasceu neste dia tão peculiar. O problema é, que estas pessoas só comemoram ...o seu aniversário na data certa, a cada 4 anos. Antigamente, os pais que tinham filhos nascidos nesse dia, os registravam um dia antes ou um depois. Eles passavam aos olhos da lei, a existirem como cidadãos nascidos no dia 28 de fevereiro ou no dia 1.º de março. Mas, a partir de 1992, quando passou a ser exigida a "declaração de nascido vivo" para o registro das crianças, não é mais possível a utilização desse artifício. Isso significa que hoje é dia de bolo e velinhas para muita gente. É bom comemorar muito, pois a próxima festa de aniversário só ocorrerá na data oficial, daqui a outros 4 anos. Isso deve mexer com a cabeça e a imaginação dessas pessoas. Colocando a nossa imaginação para trabalhar, podemos elencar algumas vantagens para elas. Dividindo a idade por 4, alguém pode dizer sempre, que é o "caçula" da família, apesar de ser o filho mais velho. Ou fazer a festa de 15 anos para as meninas, aos 60 anos de vida, com mais experiências e mais histórias para contar. Parabéns a vocês, amigos bissextos! Feliz aniversário! Aproveitem, pois esse "dia extra" é de vocês!

29/02/2008
13h 55min

 

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Curitiba antiga...


O grande movimento de pessoas e automóveis, provavelmente em uma tarde de domingo da década de 50, na Cinelândia em Curitiba, atualmente o calçadão da rua 15 de Novembro.

*****



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Era uma vez...


Amor mal resolvido
Vida sem esperança
Príncipe sem cavalo

Rapunzel sem trança...


15/02/2012
23h 20min

 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Há um ano atrás...

 
Há um ano atrás, a minha contribuição para o Sarau "O papel da mulher no Cerco da Lapa", realizado no histórico Theatro São João, na cidade da Lapa - PR.
 
 
A mulher no cerco da Lapa...
 
Cento e vinte e um anos já se passaram
Mas, ao se andar pelas ruas de pedra
Tem-se a sensação de ter sido ontem...
Durante vinte e seis dias
De chuvas, luas e sóis
Lapa cercada, Lapa resistente, Lapa corajosa
Fuzis, espadas, pistolas e adagas
Homens lutando, heróis, homens morrendo
Mulheres de coragem, auxiliando
Esposas, irmãs, filhas, mães
Enfermeiras, curandeiras
Companheiras, soldados de saias
Cidade cercada, Lapa valente
Barricadas erguidas, sangue inocente
Coragem igual ao do audaz combatente
Teve a mulher da Lapa
Curando feridas
Alimentando bravos guerreiros
Rezando, ungindo, bendizendo
Gerando novos heróis...

07/02/2015
23h 55min

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

(Des)encontro...


Que mal existe
Ao encontrar,
conhecer?
O que pode haver
Ao mirar, ao sentir?
Olhares, sorrisos
apenas
As letras se unem
Formam palavras
Olhares se trocam
Criam poemas
Almas se tocam
Encontro, se encantam
Duas, formam asas
Cada, uma de suas penas...

09/02/2016
00h 12min

http://www.recantodasletras.com.br/poesias/5537906



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Tempo...

 
Final de aniversário...
 
 

31 de janeiro...


O dia do nosso aniversário é um pouco uma data de nossa propriedade. Pois, é pensando assim, que eu me "adonei" do dia 31 de janeiro. Esse é o dia em que eu comemoro mais um ano de vida, agradecendo a DEUS pela saúde, pela família, pelos amigos e por tudo de bom que me cerca, motivos pelos quais eu só tenho a bendizer. Agradeço a familiares, amigos, poetas, colegas de trabalho, pessoas de perto e de longe, que usaram um pouquinho do seu tempo para me parabenizar. O meu agradecimento a todos e a cada um, de maneira especial, pelo carinho e pela amizade. Um grande abraço a todos vocês, hoje e sempre! 

*****